compartilhe:

LinkedIn Facebook
Telefone

(19) 3203 6162

Telefone

one@onesustentabilidade.com

Notícia

As 5 premissas para uma agenda de sustentabilidade de sucesso

Data de publicação: 13/09/2013

Frequentemente as empresas nos confrontam com uma pergunta: O que fazer para garantir o sucesso de uma agenda de sustentabilidade?

Logicamente há uma enormidade de fatores específicos de cada empresa, de cada mercado, que devem nortear a definição de uma estratégia de sustentabilidade. Porém, a partir de nossa experiência, identificamos cinco premissas aplicáveis a qualquer negócio, que se adotadas, favorecem tanto o planejamento da agenda de sustentabilidade, quanto o seu desdobramento em políticas, orçamentos, projetos etc.

Portanto, para que tenha sucesso, a agenda de sustentabilidade deve:

1.   Favorecer o negócio:

Ações de responsabilidade socioambiental que não tragam contribuição clara ao negócio são pouco críveis, tem caráter transitório e são facilmente confundidas com “bom-mocismo”.

2.   Atender as demandas das partes interessadas:

Por mais óbvio que seja, vale lembrar que negócios que geram valor para os stakeholders favorecem sua lealdade, tem menores riscos e menores custos de gestão de reputação.

3.   Alavancar a visibilidade das iniciativas de sustentabilidade já realizadas ou em curso:

Mostrar resultados já alcançados afasta a ideia que está tudo ainda por fazer, engaja o público interno, agrada os acionistas e, externamente, desvia o discurso da “promessa” para o “compromisso”.

4.   Ser fundamentada nas competências existentes:

A empresa deve ser capaz de cumprir o plano de sustentabilidade usando principalmente as habilidades e competências já desenvolvidas, a fim de reduzir custos e permitir celeridade nos resultados.

5.   Evidenciar intenção de longo prazo:

Explicita propósito duradouro e cria ambiente para o estabelecimento de relações de interdependência.

 

Em um outro momento vamos abordar os muitos detalhes e reflexões a serem feitas sobre cada uma das premissas citadas. Até lá!

Voltar