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O que faz de você um grande líder?

Data de publicação: 27/02/2014

 Roselinde Torres é uma pesquisadora americana e sócia da consultoria BCG, que passou os últimos 25 anos observando grandes e reconhecidos líderes trabalhando. Ela chegou em três questões simples mas cruciais, que devem ser respondidas pelos que aspiram uma posição na “C suíte”:

1. Para onde você olha quando quer prever a próxima mudança para seu modelo de negócio ou vida pessoal?

Grandes líderes não se mantém imersos em seus negócios. Buscam ampliar seus horizontes visitando, conhecendo e absorvendo o que acontece fora de seu espaço habitual.

2. Qual a diversidade de sua cadeia de relações pessoais, qual a diversidade da sua network?

Esta questão está associada à sua capacidade de estabelecer relações com pessoas diferentes de você. Quanto mais diferentes, maior será a riqueza de suas contribuições e melhor será a sua capacidade de acerto nas decisões que toma.

3. Você tem coragem suficiente para abandonar o passado?

Em outras palavras, você é capaz de abandonar uma prática que garantiu seu sucesso até agora, quando um novo modelo se apresenta?

Grandes líderes se atrevem a serem diferentes. Estas são as pessoas que desenvolveram suficiente vigor emocional e intelectual para suportar as opiniões dos que julgam suas ideias tolas, ingênuas ou esdrúxulas demais. São aqueles que conseguem ver nas oportunidades futuras valor maior que o oferecido pela segurança do passado.

Ela apresenta estas questões em sua palestra no TED, mas não indica como desenvolver as competências para dar-lhes respostas adequadas.

A nosso ver o caminho é claro: “sustentabilize-se”. Adote os princípios da sustentabilidade no seu modelo de gestão. Crie uma estratégia de sustentabilidade para sua empresa, área, função...

Vamos ver como isso funciona. Para construir uma estratégia de sustentabilidade, sua empresa, ou você como líder, saem do contexto interno e estudam o ambiente externo, procurando identificar riscos e oportunidades nas questões socioambientais que possam servir ao negócio. Isso já responde à questão 1: Para onde você olha quando quer prever a mudança?

Este estudo do ambiente externo baseia-se, entre outras coisas, no estabelecimento de relações de qualidade com todos que são impactados ou que tem interesse na operação da empresa, os stakeholders. Por meio dessas relações conseguimos identificar suas demandas e, mais importante, capturamos suas contribuições, aumentando a diversidade de visões sobre os desafios da empresa e tomamos decisões mais adequadas. Isso responderia à questão sobre a diversidade de sua network.

O fato de estabelecermos relações de qualidade com aqueles que estão fora da empresa induz a um ambiente de colaboração no qual fica mais fácil conseguir aliados para experimentar o novo. Esse novo grupo de aliados pode nos ajudar criar a estamina necessária para testar novas abordagens, novos processos, novas oportunidades de negócio.

Apesar de esta não ser uma resposta direta para a questão sobre “coragem para abandonar o passado”, temos certeza que você e sua empresa estarão muito melhor equipados para este movimento.

Na O.N.E. vemos a incorporação dos princípios da sustentabilidade na estratégia de negócios, como um mecanismo para garantir a competitividade e o êxito econômico da empresa no longo prazo. Nada mais lógico então, que usar estes princípios também para expandir nossa capacidade de liderança.

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