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REPUTAÇÃO

Muito em breve as empresas não mais poderão escolher se prestam contas ou não sobre suas ações de sustentabilidade, ou seja, se emitem ou não um relatório de sua atuação socioambiental aos seus stakeholders. As opções da empresa serão relatar ou explicar porque não relatam. A sociedade não tolerará o silencio. Dada esta pressão social (ou regulatória), as empresas devem construir as competências para comunicarem-se de maneira eficaz com seus stakeholders e estabelecer relações de confiança.

A ONE Sustentabilidade pode ajudar sua organização a encontrar os elementos indutores de confiança mais importantes, avaliar como seus esforços atuais estão desempenhando e, a partir dai, a) construir uma estratégia de relacionamento com stakeholders alinhada aos objetivos de negocio; b) estabelecer as competências, recursos e cultura necessários para implementar essa estratégia e c) comunicar de maneira responsável os avanços.

A ONE Sustentabilidade pode ajudá-lo a desenhar e implementar uma estratégia de comunicação e gestão de relacionamentos que aumente o retorno sobre seus investimentos em construção de reputação.

Um sistema de gestão de relacionamentos assim definido mobiliza os stakeholders a atuarem como "embaixadores" da organização. Internamente, os colaboradores identificam na empresa um ambiente propicio à realização do desejo universal de deixar uma contribuição positiva para a sociedade e por isso tanto seu engajamento quanto sua produtividade aumentam.

Externamente, melhoram os níveis de lealdade de clientes, fornecedores, acionistas etc., pois estes passam a encarar a empresa como um elemento necessário ao seu bem estar e por isso desejarão contribuir para sua prosperidade.

Ha situações no entanto em que a comunicação de sustentabilidade deve seguir padrões específicos que permitam comparabilidade entre empresas,

como por exemplo o modelo do GRI (Global Reporting Iniciative) ou dos Índices de Sustentabilidade (ISE, ICO2, Dow Jones Sustainability Index, etc.)

A definição se, e por qual modelo de referencia, a empresa deve optar dependerá de vários fatores como, por exemplo, o nível de regulação do setor, dos movimentos da concorrência ou ate mesmo dos objetivos de expansão internacional da empresa.



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