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RESULTADO

A opção estratégica por uma atuação sustentável consegue criar uma plataforma para manutenção da competitividade no longo prazo. Isso por si só já representa razão suficiente para este movimento, mas há ainda benefícios perceptíveis no curto prazo que, na maior parte dos casos, consegue retornos financeiros suficientes para neutralizar os investimentos nas ações de sustentabilidade que visam o longo prazo.

Estas iniciativas promotoras de resultado no curto prazo demonstram aos stakeholders (principalmente aos acionistas), que os dirigentes da empresa estão atentos à gestão responsável dos recursos e que a estratégia de sustentabilidade adotada, ainda que vise manutenção da competitividade e êxito duradouro, traz resultados positivos desde sua adoção.

Invariavelmente as ações de redução de pegada ambiental fundamentam-se na eliminação de desperdícios e na redução dos recursos necessários para a consecução da mesma quantidade de bens ou serviços.

A ONE Sustentabilidade pode ajudar sua organização a escolher as iniciativas de sustentabilidade que representem um balaço adequado entre benefícios de curto e longo prazo e que promovam o melhor retorno sobre o investimento.

Exemplos destas iniciativas incluem o desenvolvimento de usos comerciais para subprodutos e rejeitos alem das ações de engenharia para a redução do consumo de energia elétrica, combustíveis e água. Há também aquelas de redesenho de produtos de maneira a eliminar componentes desnecessários e ampliar a reutilização de materiais e o uso de reciclados.

Para que estes benefícios sejam alcançados frequentemente há necessidade da instauração de programas internos que envolvem um grande número de pessoas.

A diferença destes casos aos programas tradicionais de redução de custos esta no nível de engajamento dos colaboradores. Ao perseguir a redução da pegada ambiental, cria-se um propósito comum que tem maior capacidade de mobilizar as pessoas e produzir resultados superiores.

A operação alinhada aos princípios da sustentabilidade permite também ampliar a base de clientes, pois a empresa terá acesso a um número crescente de organizações (empresas e governos) que exigem o cumprimento de requisitos socioambientais como critério de seleção e avaliação de fornecedores.

Outro desafio da gestão financeira da organização é ter acesso a linhas de credito que possam custear o projeto de crescimento da empresa. A opção por uma estratégia de negócios que entregue também benefícios socioambientais torna a empresa elegível a linhas de credito de baixo custo dedicadas a temas específicos, como redução de emissões de gases de efeito estufa, conservação de biodiversidade, redução da pobreza etc.

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